Os trabalhadores da Fiocruz estarão contemplados no Orçamento previsto (cerca de R$ 3,4 bilhões) para o reajuste dos servidores públicos federais em 2008. A garantia foi feita na sexta-feira passada (22/02) pelo coordenador-geral de Negociação e Relações Sindicais do Ministério do Planejamento, Idel Profeta.
Durante a Mesa de Negociação com os diretores do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz (Asfoc-SN), o governo anunciou também que pretende chegar a um acordo final sobre o aumento dos servidores da Fiocruz em mais três reuniões, que serão marcadas após a votação do Orçamento no Congresso Nacional. “O compromisso que firmaram conosco é de que, aprovado o Orçamento da União, as reuniões serão marcadas num prazo que não ultrapassará um mês”, afirmou o presidente do Sindicato, Rogério Lannes.
No encontro foi reafirmado ainda a promessa de uma equivalência entre os salários da Fiocruz com os do IBGE (tabela Fevereiro/08), embora a Secretaria de Recursos Humanos do Planejamento tenha se recusado a mostrar sua proposta de tabela antes da aprovação do Orçamento. A novidade é que o governo quer antecipar agora as negociações de 2009 e 2010, numa única negociação. Para isso, o movimento precisará aprovar, nas próximas Assembléias, os índices pretendidos pela categoria para esses períodos.
Paralelamente, dirigentes da Fiocruz e do Sindicato fazem gestões em Brasília para garantir o compromisso dos ministros do Planejamento e Saúde de uma solução da questão orçamentária do Fio-Saúde – de forma permanente, aumentando o valor do per capita. Nesta manhã (26/02), o diretor da Asfoc Paulo Garrido acompanha o vice-presidente da Fundação, Paulo Gadelha, em visita a diversas lideranças partidárias e aos ministérios da Saúde e Planejamento.
Insalubridade – O coordenador-geral de Seguridade Social e Benefícios do Servidor, Sérgio Carneiro, visita hoje (26/02) a Fiocruz. Ele quer conhecer ambientes e processos de trabalho da Fundação, com o intuito de obter insumos e subsídios para referenciar os trabalhos do GT, responsável pela revisão dos conceitos, critérios e metodologia dos retrógrados laudos aplicados para a concessão do adicional de insalubridade no último ano. O Grupo de Trabalho, composto por representantes dos ministérios do Planejamento e Saúde, da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Direh), do Centro de Estudo de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Ensp) e da própria Asfoc, foi oficialmente criado no dia 25 de fevereiro, em Portaria (nº351) publicada no Diário Oficial da União. A partir de então, o GT tem um prazo de 90 dias para a conclusão de suas atividades, podendo ser prorrogado por igual período.
GDACTSP – A reunião do Comitê Gestor do Plano de Carreiras da Fiocruz, que aconteceria no dia 15 de fevereiro, foi transferida para o próximo dia 29. Os trabalhadores cobram celeridade no trabalho do Comitê, que precisa encaminhar minuta de regulamentação da nova gratificação.