Ofício enviado e protocolado pela Asfoc-SN, nesta quinta-feira (24/03), à Presidência da Fiocruz/Mesa de Negociação Interna, a partir dos principais pontos elencados pelas trabalhadoras e trabalhadores nas Assembleias por Unidades.
Ofício 002/22 – ASFOC-SN
À PRESIDÊNCIA DA FIOCRUZ / MESA DE NEGOCIAÇÃO INTERNA
Senhorxs,
Desde o final do mês de fevereiro/22, a ASFOC-SN vem realizando uma intensa agenda de assembleias por unidades – a fim de ouvir os trabalhadores, dar informes gerais e retornos sobre os pontos tratados durante as reuniões da Mesa de Negociação.
Durante este período, alguns pontos têm sido comuns em todas as assembleias realizadas até aqui, sendo reivindicado pelos trabalhadores o urgente tratamento e retorno em relação aos mesmos, os quais destacamos a seguir:
– Fiosaúde – convocação urgente assembleia do Fiosaúde a fim de apresentar datas e compromissos efetivos em prol de alternativas que viabilizem a permanência, ingresso e retorno de usuários ao Plano. Além de resposta da Fiocruz e da direção do Fiosaúde aos pontos elencados em carta por um grupo de usuários – com prazos para execução de ações;
– Alteração da gestão das aposentadorias para o INSS – urgente encaminhamento político por parte da Fiocruz a fim de reverter tal decisão frente a todos os impactos que serão gerados para a instituição e trabalhadores. Paralelamente a isto, ser emitido, pela COGEPE, informe esclarecendo aos trabalhadores sobre a mudança e ações em curso para retardar ou reverter a situação. Após se esgotar as possibilidades de reversão, negociar para que as informações dos trabalhadores sejam passadas institucionalmente – a fim de se evitar o desgaste individual para entrada com os processos de aposentadorias – visto que a determinação de alterações no processo se deu de forma institucional e coletiva.
– Programa de Gestão – Teletrabalho/Retorno presencial – urgente e ampla apresentação sobre as análises, bem como ouvir trabalhadores sobre principais preocupações e necessidades.
Ressaltamos que ainda estamos em andamento com o cronograma de assembleias por unidades – o qual se encerrará na próxima segunda, antes da Assembleia Geral que acontecerá no dia 29/3, às 10h, no Auditório de Bio-Manguinhos e que estes e possíveis novos pontos serão levados para discussão e deliberação na citada Assembleia Geral.
Neste sentido, solicitamos a formalização, urgente, de respostas aos pontos acima para apresentação na Assembleia do dia 29/3.
Atenciosamente,
Mychelle Alves Monteiro
Presidente ASFOC-SN